Resenha: "Réquiem"

Título: Requiem
Autor: Lauren Oliver
Páginas: 304
Série: Delírio
Editora: Intrínseca

Sinopse: No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lene e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar.

ATENÇÃO, esse é o último livro da série, então não tem como não falar sobre os anteriores nessa resenha. Se não quer spoiler não leia a resenha.

Depois do modo como a autora terminou o segundo, sabe que a espera para o lançamento desse livro era grande, assim que ele estreou eu comprei, mas fiquei enrolando para ler porque é difícil me despedi dessa trilogia, mas e posso dizer que essa despedida foi uma completa decepção. O livros têm capítulos intercalados entre a  Lena e Hanna, sua melhor amiga. Nos capítulos da Lena, vemos a dúvida dela com a volta de Alex(*-*), que está um verdadeiro babaca (estou falando isso por que eu amo ele desde o primeiro livro), mesmo com a presença de Julian ela não consegue esquecer seu passado com Alex. Já quando os capítulos são focados na Hanna, vemos ela depois da operação, ela foi designada a se casar com o futuro prefeito da cidade mas parece que a a operação não foi 100% eficaz.

Quando eu peguei esse livro para ler, já comecei a ler ele meio triste por que era uma despedida, por ser o último, mas quando eu comecei a ler a leitura não me prendia, igual aconteceu com o segundo, os capítulos da Hanna eu achava chato, mesmo sendo necessário, as mudanças de atitude do Alex simplesmente me irritaram, senti falta daquele Alex por quem eu me apaixonei no primeiro livro, se o problema era que a Lena estava com o Julian quando eles se reencontraram, era só sentar e conversar, a Lena estava disposta a correr para os braços dele, era só ele chamar. Já a Lena eu não sei nem o que falar, acho que eu esperava mais dela e não foi isso que aconteceu.

Como o último livro da trilogia eu esperava um desfexo, eu geralmente não gosto daqueles livros que terminam com reticencias, que deixa você pensando o que mais poderia ter acontecido depois dali, e foi isso que aconteceu com esse livro. Quando eu estava nas páginas finais comecei a deduzir que ia ficar faltando alguma coisa, tudo estava acontecendo muito rápido, não dava nem tempo de chorar pelas mortes, e quando eu terminei fiquei olhando para o final e pensando -"É isso, cadê o resto"-, até procurei para saber se a autora tinha lançado mais algum conto ou alguma coisa relacionada, mas foi em vão.

Lendo outras resenhas, achei opiniões completamente contrarias as minhas, então o que eu tenho a dizer é que você tem que ler e tirar sua própria conclusão, tem pessoas que gostam desse tipo de final outras não, vai de cada um. Apesar de não ter gostado do final, eu vou sentir falta dessa história, dos personagens e desse mundo que a autora criou, afinal eu descobri que um mundo sem amor é muito sem graça.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo