Resenha: "O Cavaleiro de Bronze"

Título: O Cavaleiro de Bronze
Autora: Paullina Simons
Páginas: 504
Editora: Novo Século

Sinopse: A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde os duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, sente-se atraído por Tatiana - e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?


Eu comprei esse livro no finalzinho do ano passado, mas a minha irmã pegou para ler primeiro e quando ela terminou ela me avisou "Eu acho melhor você esperar a continuação" e como uma boa irmã segui os seus conselhos, assim que eu comprei o segundo eu peguei o Cavaleiro de Bronze. Quando eu terminei de ler esse livro não sabia como fazer essa resenha, ele mexeu muito comigo, por isso demorei um pouco para conseguir terminar, mas agora que eu consegui me recuperar aqui esta a resenha.

Eu já comentei aqui no blog que eu gosto de livro que têm como pano de fundo a guerra, porque os personagens sempre passam por um crescimento muito grande no decorrer do livro por todas as dificuldades que vêm com uma guerra  e esse não podei ser diferente.


No início do livro Tatiana Metanova é uma jovem ingenua que vivi com a família em Leningrado na época da União Soviética. Apesar de não ser o melhor lugar do mundo todos eles vivem bem, na medida do possível. Tudo muda quando em uma manhã é avisado para os moradores de Lenigrado que Hitler esta invadindo a União Soviética. Quando a família dela escuta essa mensagem se toma várias medidas como, mandar o irmão gêmeo dela para um acampamento, tirar o dinheiro do banco e comprar alimentos, desse o qual ela fica responsável.

A caminho das compras ela conhece Alexander, um oficial russo, que acaba ajudado ela. Logo de inicio os dois sentem uma atração muito forte, e imagina a surpresa de Tatiana quando ela chega em casa com a ajuda de Alexander e quando a irmã vê ele e o apresenta a todos como sendo seu namorado, Tatiana, claro, tenta não ter um sentimento mais forte por Alexander mas fica difícil, principalmente quando ele começa a acompanha-lá do trabalho até em casa.


Que livro incrível é esse, apesar de ter esse romance lindo entre a Tatiana e o Alexander, a autora também focou nas consequências dos horrores da guerra, entre elas a fome, que foi mostrada de uma forma muito bem escrita pela autora, o inverno rigoroso da União Soviética, tudo o que as pessoas passaram, o livro parece que dá uma aula de história, adorei isso. 

Eu confesso que no inicio não gostava tanto da Tatiana, achava ela inocente demais em alguns momentos mas isso foi passando com o decorrer do livro o que foi muito bom porque eu comecei adorar ela. A devoção dela com a família é, em algumas partes, comoventes, apesar deles não merecerem nada, o amor dela pela irmã é tão grande que mesmo o Alexander falando que largava a irmã dela só para ficar com ela, Tatiana não aceita porque a irmã está muito feliz ao lado dele e a ultima coisa que ela quer é acabar com a felicidade da irmã,. E eu não posso deixar de falar do Alexander, nosso lindo, fofo meigo, romântico Oficial, que tem seus segredos obscuros, também tem seus problemas, eu intendo que foi a Tatiana que falava para ele esquecer tudo mas mesmo assim em alguns momentos, algumas das atitudes dele me dava uma raiva, mas apesar de tudo isso não tinha como eu não me derreter toda vez que ele chamava ela de Tatia ou quando ele pede a ela para chama-lo de Shura, mesmo com algumas mancadas dele não tem como não se apaixonar as coisas que ele faz por ela são maravilhosas, sempre defendendo ela, e sempre mostrando que mesmo ela não querendo ele estava lá só para ela. Um aviso, o Shura é só MEU (e da minha irmã porque eu sou boazinha).


E agora, um paragrafo só para falar o quanto eu odiei a família da Tatia, eu entendo que eles estavam passando por um momento difícil, era uma guerra, e não qualquer guerra mas sim a Segunda Guerra Mundial, mas isso para mim não é desculpa pelas atitudes que eles tinham com ela, poxa ela era a filha mas nova e mesmo assim era ela que tinha que fazer muitas coisas, que eu não vou contar, que me davam raiva por ninguém se importar, as coisas que ninguém quer fazer, que são muitas, eles jogam tudo em cima dela, SPOILER pulei de alegria quando o Shura bateu no pai dela.

Fascinante, eu adorei o livro, virou um dos meus favoritos, eu acho que por causa de todos esse sentimentos que eu senti ao ler esse livro não tinha como eu ter outra opinião, os personagens não são perfeitos, o que faz eles mais humanos. O romance de Tatiana e Alexander é, em alguns momentos, uma coisa tão madura que eu esquecia que eles são apenas dois jovens ainda. Indico a todos que adoram uma boa história, que gostam de um livro que tem de tudo um pouco, eu só não peguei o segundo porque minha irmã não largou ele ainda.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Just Breathe - Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz e Thayná.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo